7 de julho de 2011

Sugestão Perfil de turma

Perfil de Turma

A turma 08 do Centro Solidário Raio de Luz - anexo Lar Fabiano de Cristo,é composta por 19 crianças,com idade de 05 anos,sendo 11 meninas e 09 meninos.
       A turma 08 possui duas educadoras, Sonia no turno matutino e Lorena no turno vespertino.
      Com base nos objetivos propostos para o 1º semestre de 2011, foi possível observar que a turma não apresentou dificuldades no período de adaptação, com exceção de raras crianças, do qual se apresentaram de maneira diversa e polissêmica.
      Compreendendo as particularidades de cada criança, foi promovido uma auto-construção,  possibilitando que as mesmas demonstrassem seus sentimentos, emoções, dúvidas, opiniões por meio das rodas de conversa, efetivando a interação da turma.
       O desenvolvimento da sociabilidade foi possível através das brincadeiras, apreciadas por toda turma, principalmente no parque, compreendido no brincar, correr, pular, cantar, dançar entre outros dos quais executam com habilidade e destreza, manifestando a função simbólica por meio dos jogos, nas imitações, no faz-de-conta, dramatizações, representando sua realidade nas brincadeiras.
       No instrumento para elaboração do raciocínio e construção do conhecimento, o fazer entendido no pintar, colorir, criar, modelar, recontar, manusear livros, revistas, as crianças da turma 08 demonstram significativo interesse e habilidade, concluindo todas as atividades propostas com riqueza de detalhes.
        A linguagem torna possível a comunicação entre as crianças, e todas possuem um amplo vocabulário. Com autônima e independência executam diversas funções sem acompanhamento da educadora, como comer, escovar os dentes, usar o banheiro, tomar banho, utilizar a lixeira entre outros, sendo as crianças constantemente orientadas, as mesmas respeitam as regras e combinados convivendo harmoniosamente com toda turma, educadoras e demais funcionários da instituição. No que diz em respeito à amizade, valorizam a companhia da turma e apreciam a presença da educadora, demonstrando freqüentemente carinho, atenção, amor para com todos, enfim a turma 08 preserva a união, estando sempre alegre, ativa, zelosa, assídua, participando das rotinas e cumprindo as atividades com êxito.
        Nesse sentido a turma se encontra na passagem do sensório-motor para o pré-operatório. Para Piaget este processo se faz por meio da assimilação e da acomodação, demonstrando uma inteligência sensório-motora e pensamento lógico-matématico.
        Diante disto as educadoras da turma 08 possuem um papel fundamental na eficácia e na garantia de ocorrência deste processo, desenvolvendo ações sobre o meio,promovendo situações para que isto ocorra,auxiliando na aquisição da noção de conservação, classificação, seriação, de espaço, tempo, velocidade, distância, causalidade, tamanho, espessura, peso, dentre outras para o desenvolvimento pleno de toda turma 08. Sendo assim as educadoras Sonia e Lorena estão constantemente buscando estratégias e alternativas para o desenvolvimento das crianças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro comentários!!!